O acúmulo de gordura no fígado, tecnicamente conhecido como Esteatose hepática, acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. É normal haver presença de gordura no fígado, no entanto quando este índice chega a 5% ou mais o quadro deve ser tratado o mais brevemente possível.
A doença pode ser ocasionada de duas formas:
Alcoólicas: causadas pelo consumo excessivo de álcool (regular ou esporádico)
Não alcoólicas: provocadas por hábitos e estilos de vida inadequados, situações como obesidade, sedentarismo, diabetes, má alimentação, pressão alta, colesterol alto, uso de medicamentos (corticoides, estrógeno e outros), ou por inflamações crônicas
Esse acúmulo de gordura, se não tratado corretamente para eliminação, a Esteatose hepática pode se agravar e, a médio e longo prazo, causar inflamações capazes de provocar quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.
Quais os sintomas da Esteatose hepática?
Este é um dos principais agravantes da doença, em estágio inicial não apresenta sintomas, começando a demonstrar alguns sinais apenas quando já se encontra em estágio avançado. Tornando mais difícil o tratamento e recuperação.
Dor no abdômen
Cansaço
Perda de apetite
Aumento do fígado
Barriga inchada
Dor de cabeça constante
O diagnóstico deve ser feito por um profissional especializado por meio de exames específicos.
A Própolis como tratamento do fígado
Além do tratamento convencional com remédios, sempre acompanhado de um médico, é preciso mudar os hábitos de vida e principalmente mudar a alimentação. Nessa nova fase, uma boa opção é incluir a própolis na dieta.
Isso porque a própolis contém bioflavonoides – substâncias que promovem a melhora da função do fígado – que ajudam a desintoxicar o organismo e proteger os tecidos do órgão da ação dos radicais livres, explica a nutricionista Solange Hypolito, da rede Dr Consulta.
Segundo a nutricionista funcional e coach Karelin Cavallari, a função anti-inflamatória e antioxidante da própolis diminui os danos causados no fígado pelo uso frequente de álcool.1
Fora a Própolis, outros alimentos também auxiliam no controle da desintoxicação do fígado e são importantes estarem presentes em no cotidiano para haver equilíbrio em nosso organismo. São eles: abacaxi, maçã, gengibre, escarola, rabanete, frutas vermelhas em geral e azeite.
Conheça nossa linha de extratos clicando aqui e escolha o seu.
Fontes:
www.vix.com/pt/saude/544613/propolis-e-antibiotico-anti-inflamatorio-faz-bem-para-o-figado-e-mais-como-consumir
www.saude.gov.br/saude-de-a-z/esteatose-hepatica
www.hepato.com/2018/06/25/los-20-mejores-alimentos-para-el-higado/
www.marcioatalla.com.br/vida-e-saude/vitima-e-combate-gordura-no-figado/
Agradeço pela informação. Foi esclarecedora e mto útil.
E bom saber que própolis fazer bem para o fígado gorduroso Minha mãe foi diagnosticado com cirrose apática crônica vou continuar dando pra ela vai quem saber deus fazer milagres na vida dela ela fica boa 🙏🙏