O Mel é um alimento natural produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. Ele é extremamente saboroso, altamente nutritivo e uma poderosa fonte de energia para o organismo. Embora seja um alimento doce, está sempre presente nas dietas saudáveis e é muito bem recomendado por nutricionistas. Por isso a dúvida é frequente: mel engorda ou emagrece? Se você também tem essa dúvida fique aqui com a gente que vamos esclarecer.
Confira os benefícios do Mel de Abelha
O mel é considerado altamente nutritivo porque sua composição oferece além de grandes quantidades, uma grande variedade de nutrientes, dentre eles: potássio, cálcio, ferro, vitamina C, D, E e vitaminas do complexo B. Seus compostos bioativos, apresentam propriedades com ação anti-in amatória, antioxidante, antimicrobiana, antibactericida, antibiótica e fortalecedora do sistema imunológico. Veja abaixo os principais benefícios do mel:
– Alívio de dores de garganta: A ação antimicrobiana, antibiótica e bactericida do mel é capaz de inibir a proliferação e combater microrganismos responsáveis por inflamações na garganta.
– Alívio de desconfortos respiratórios: Pesquisas mostram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação bactericida do mel. Entre essas doenças, as mais comuns e recorrentes são: sinusites, tuberculose, asma e pneumonia. O mel age auxiliando no alívio dos sintomas, estudos indicam que o mel é bom para tosse.
– Auxilia o funcionamento do intestino: Controla e equilibra os níveis das bactérias naturais do intestino, a ora intestinal.
– Fonte de energia e bem-estar: Oferece energia e é capaz de estimular a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, saciedade e bem-estar.
– Melhora a qualidade do sono: A serotonina regulada em nosso organismo age de duas formas, oferece sensações que nos deixam mais despertos e em estado de alerta, mas também auxilia no sono. Ela regula aquela primeira fase do sono, o sono leve, e é inibida para que o sono profundo chegue.
– Faz bem para pele: Rico em antioxidantes, o mel contribui inibindo a ação dos radicais livres e assim protege o DNA das células. Logo, protegendo-as do envelhecimento precoce, tornando a pele mais bonita e saudável. Por isso é muito utilizado em cosméticos e produtos de beleza.
– Fortalece o sistema imunológico: O mel possui propriedades antibacterianas e antivirais que servem para fortalecer as defesas do organismo, sendo estimuladoras do sistema imune.
Mel engorda ou emagrece
A dúvida é frequente, a final, um doce recomendado por nutricionistas e liberado nas dietas não é muito comum. O mel é docinho e também é altamente calórico, no entanto, é recomendado por ser muito mais saudável que o açúcar.
Embora o mel tenha bastante calorias, ainda assim é menos do que os açúcares – 1 colher de sopa de mel = 60kcal / 1 colher de sopa de açúcar re nado = 100kcal / mascavo = 84kcal / demerara = 80kcal – e se torna mais saudável porque é rico em diversos nutrientes e vitaminas, conforme mencionado acima. Além disso, o mel é um produto que sendo de qualidade deve ser puro, sem a adição de qualquer componente. Para sua segurança alimentar e saúde, saiba como saber se o mel é puro.
Outro ponto a favor do mel nas dietas é que os aminoácidos presentes em sua composição, beneficiam o metabolismo, auxiliando na queima de energia e gordura. Para isso, aprenda como fazer chá de limão com mel, uma receita que além de ajudar na queima de gordura, oferece muitos outros benefícios à saúde.
Mel orgânico e mel comum
O mel orgânico é produzido por abelhas criadas a uma distância mínima de 3km da área urbana e de agricultura convencional. Isso tudo, para garantir um produto extraído das matas nativas, sem contaminação por qualquer substância química ou intervenção humana. A colheita e todo manejo posterior, até o produto acabado, também passam por processos diferenciados que são rigorosamente auditados para manter a certificação.
Já o mel comum, ou convencional, é o mel tradicional, produzido sem o controle da região em torno do apiário. Podendo assim influenciar na qualidade do produto, devido contato das abelhas e plantas com antibióticos, agrotóxicos e pesticidas, água com cloro, etc.
No entanto, na MN Própolis, mesmo o mel convencional tem a garantia de ser livre de contaminações, pois todos os lotes passam por um rigoroso controle de qualidade e analise em laboratório especializado. Além disso, toda parte produtiva industrializada possui certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Agora ficou fácil entender o porquê o mel pode substituir o açúcar e é sempre o mais recomendado pelos nutricionistas, não é mesmo? O mel engorda, mas engorda menos e também ajuda a emagrecer, além de oferecer vários outros benefícios ao organismo. Assim, não tem mais desculpas para deixa-lo de fora da sua rotina, e para acabar de vez com qualquer dúvida que você ainda possa ter, nosso blog está cheio de receitas deliciosas e especiais!
Fontes:
http://mnpropolis.com.br/blog/saude/confira-os-beneficios-do-mel-de-abelha-n117
https://www.minhavida.com.br/saude/galerias/13437-conheca-sete-funcoes-da-serotonina-noorganismo
https://www.chi.pt/tabela-de-calorias.htm
https://www.tuasaude.com/acucar-demerara/
https://dietaperdepeso.com/mel-para-perda-de-peso/
http://mnpropolis.com.br/produtos/mel-organico
https://www.mundoboaforma.com.br/o-que-e-mel-organico-beneficios-e-diferencas/
O meu sempre me faz muito bem e não me faz ganhar peso recomendo a todos