O Chá Verde tem origem chinesa, mas se tornou conhecido pelos monges budistas japoneses. Ele faz parte de ambas culturas e há anos vem ganhando mais fãs aqui no Brasil.
Tem origem da planta Camellia sinensis, que também dá origem a outros tipos de chás quando cultivada de formas diferentes. Entretanto, será mesmo que ele tem esse poder que todo mundo diz? Continue a leitura até o fim para descobrir mais sobre o chá verde e seus benefícios para a saúde.
Benefícios do Chá Verde
Energia e disposição
Uma das principais características desse chá é a alta concentração de cafeína em sua composição. Em alguns casos, dependendo do cultivo da planta, resulta em chás com mais cafeína que o próprio café.
Ajudar na perda de peso
Assim como muitos dos chás, o chá verde também é diurético e ajuda a eliminar o excesso de líquido corporal, assim desinchando e ajudando na perda de peso. Além disso, ele estimula a utilização da gordura acumulada no corpo para gerar energia e aumentar assim o gasto calórico.
Prevenir o envelhecimento precoce
O chá verde é riquíssimo em antioxidantes, eles combatem os radicais livres e preservam as células por mais tempo, evitando o surgimento de rugas e prevenindo a flacidez.
Auxilia a memória e previne doenças neurológicas
Os flavonoides e as catequinas (compostos ativos) presentes nesse chá auxiliam a prevenir doenças como Alzheimer e mal de Parkinson. Já os polifenóis são os responsáveis por auxiliar a nossa memória.
Manter a saúde do intestino
As catequinas também tem ação antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória e agem fortalecendo as bactérias benéficas do intestino e combatendo as bactérias ruins. Assim, mantém a saúde do intestino contra o surgimento de infecções e inflamações intestinais. A cafeína presente no chá verde, também estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes e prevenindo a prisão de ventre.
Melhora o humor e a concentração
A alta concentração de cafeína do chá verde estimula a produção de serotonina, melhorando o humor e o bem-estar. Suas propriedades também estimulam o aumento da liberação de adrenalina, noradrenalina e dopamina, hormônios e neurotransmissores que aumentam a concentração e diminuem o sono.
Como preparar o Chá Verde
Basta aquecer 1 xícara de água e quando levantar fervura acrescentar 1 sachê do chá, em seguida desligue e deixe descansar por 10 minutos.
Ele pode ser consumido quente ou frio e também fica bem gostoso com limão. Você pode tomar puro ou adoçar como preferir.
Melhor horário para consumir
Como já falamos, ele é rico em cafeína, então, é melhor evitar seu consumo no período noturno. O mais indicado é consumir logo pela manhã ou até mesmo depois do almoço, mas não deve ser consumido com o estômago vazio. E cuidados com exageros, embora seja natural, seu consumo em excesso pode causar náuseas, insônia e/ou irritabilidade.
Se você ainda não consome chá verde e seus benefícios em seu dia-dia, é hora de incluir o alimento em sua rotina e aproveitar tudo que ele pode te oferecer. Conheça agora mesmo o Chá Verde com Própolis e também o Matchá, chá especial moído.
Referências:
Tua Saúde – Benefícios do Chá Verde