Os molhos em geral são sempre um destaque quando bem-preparados, eles deixam os pratos mais suculentos, valorizando o sabor de suas combinações.
Com certeza esse é um dos segredos da culinária oriental, riquíssima em sabor, com molhos bem elaborados que possuem sabores delicadamente construídos. No entanto, até mesmo os molhos orientais sem ingredientes adicionais, como o caso do molho shoyu puro, dão um toque especial aos alimentos, realçam seus sabores e ainda fazem bem para saúde. Quer saber como? Vem com a gente!
Tipos dos principais molhos orientais
Molho Shoyu
Feito à base de soja, é composto também por trigo, água e sal. Sua fermentação ocorre naturalmente durante 12 meses para promover um sabor intenso e um molho encorpado.
O molho shoyu é rico em proteínas, ferro, cálcio e vitaminas, principalmente as do complexo B, conhecidas como “vitaminas da disposição”, devido aos seus efeitos benefícios sobre o sistema nervoso e disposição mental. Ainda podemos considerar sua ação antioxidante e benefícios para o funcionamento do intestino e equilíbrio da flora intestinal.
Ele combina bem com diversos alimentos, podendo ser utilizado como tempero no preparo de carnes, legumes, verduras ou usado puro em saladas, por exemplo.
Tarê
O tarê é um molho encorpado e adocicado usado para a finalização de diversos pratos como o sushi e o temaki, mas é muito comum em pratos fritos como o hot holl ou quentes como o yakissoba. Também é feito à base de soja e combinado com mel e vinagre de maçã, equilibrando perfeitamente os níveis de acidez e doçura. Seu consumo frequente oferece ao organismo todos os benefícios da matéria prima e seus valores nutricionais.
Molho Teriyaki
Muito conhecido entre os molhos orientais, o molho teriyaki tem como base muitas vezes o próprio molho tarê, sendo menos encorpado e usado na maioria das vezes como preparo dos pratos grelhados. Combina bem com carnes, frango, peixes e até legumes grelhados.
Além do sabor, suculência e cor especial aos pratos, o molho teriyaki possui alto valor nutricional e agrega os benefícios dos derivados de soja.
Não são apenas molhos orientais
A culinária japonesa e sua riqueza vão além do sabor, há um conceito de alimentação saudável e nutritiva por trás dos pratos e para valorizar ainda mais seus alimentos é comum o uso de condimentos naturais, que destaca e realça os sabores de forma natural, sem produtos químicos, como o glutamato monossódico. São eles:
AmaKoji
Produzido da fermentação do arroz com o fungo Aspergillus oryzae (mesmo fungo usado na fabricação de shoyu, missô e saquê), tem como principal propriedade de minimizar odores fortes de peixes e frutos do mar e adocicar as receitas.
O amakoji torna os alimentos mais saborosos de modo saudável, pois é uma forma natural de agregar paladar especial aos pratos, realçar seus sabores e criar o sabor “umami” nos pratos.
Além disso, para fermentar o arroz, os microrganismos produzem enzimas que melhoram a textura dos alimentos, podendo ser usado com carnes, peixes, verduras, assados, molhos e ainda para temperar, marinar e refogar.
ShioKoji
Considerado um realçador de sabor natural, o shio koji é obtido com a fermentação do arroz com o fungo Aspergillus oryzae (mesmo fungo usado na fabricação de shoyu, missô e saquê) e tem como principal propriedade de realçar o sabor “umami” nos alimentos, tornando-os apetitosos e saborosos.
Utilizar o Shiokoji deixa os alimentos mais saudáveis e os microrganismos que surgem na fermentação do arroz, produzem enzimas que melhoram a textura do alimento, tornando-os mais macios e tenros. Pode ser usado com carnes, peixes, verduras, assados, molhos e ainda para temperar, marinar e refogar.
Conheça os molhos orientais MN Própolis
Pensando sempre em saúde, qualidade de vida e bem-estar a MN Própolis desenvolveu uma linha completa com diversos molhos orientais e temperos, todos orgânicos.
Produzidos com ingredientes de alta qualidade, respeitando os processos dos alimentos, nossos produtos de culinária oriental são 100% orgânicos e livres de agrotóxicos, produtos transgênicos, conservantes, corantes, realçadores de sabor, aromatizantes e sem açúcar. Clique aqui e descubra agora mesmo um mundo de sabor, saúde e respeito ao meio ambiente.
Fontes:
Japaoemfoco – molhos Japoneses